Amuceleiro e acamrece realizaram assembleia em Três Passos



A Associação dos Municípios da Região Celeiro -AMUCELEIRO e a Associação das Câmaras de Vereadores – ACAMRECE realizaram, no último dia 02 de novembro em Três Passos, assembleia geral com a presença dos prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vereadores e secretários dos municípios integrantes região Celeiro. A reunião também contou com a presença dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos.

O diretor geral da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, José Scorsatto também esteve presente e falou sobre questões que dizem respeito aos gestores, trouxe orientações sobre encerramento de mandato, transição e salientou a importância de os municípios acionarem a justiça para garantir os recursos da multa dos valores da repatriação, que a princípio, só serão repassados aos Estados.

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Tiradentes do Sul, João Carlos Hickmann falou da importância da Associação como entidade representativa dos municípios e de algumas conquistas alcançadas ao longo da história da Amuceleiro que completou 46 anos em 2016. “A união dos municípios fortalece a região e facilita o acesso aos governos estadual e federal. Estamos distantes de grandes centros e somente unidos conseguimos evoluir e nos equiparar a outras regiões”, salientou João.

Já o presidente da Acamrece, vereador Alcione Cezar dos Santos exaltou a parceria entre as associações e a importância em se manter essa forma de trabalhar no próximo mandato dos prefeitos e vereadores. “ A atuação do legislativo e do executivo em consonância é imprescindível para o bom andamento da administração municipal. Na região Celeiro isso é muito presente, a união da Amuceleiro e da Acamrece engrandece a região”, finalizou.

Os prefeitos em suas manifestações, reafirmaram a importância de os novos gestores continuarem a defender algumas causas regionais como a estruturação e fortalecimento da UERGS, que tem sede em Três Passos e vem passando por dificuldades orçamentárias, de continuar lutando por um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul na região Celeiro, trabalhar na concretização da Biorrefinaria de etanol de Campo Novo e no fortalecimento da agricultura familiar, que é a base da economia dos municípios que compõem a Amuceleiro.

Os novos gestores aproveitaram a oportunidade para conhecer a estrutura física e administrativa da Amuceleiro e para tirar algumas dúvidas sobre a atuação e funcionamento da associação regional.

Fonte: AMUCELEIRO